Fonte: bibliotecaescolaremacao.blogspot
A Comissão de Educação deu um passo importante para garantir a universalização de bibliotecas, nas escolas públicas e privadas, no prazo máximo 10 anos. A obrigatoriedade está prevista no Projeto 324/09, de iniciativa da Câmara, e que foi aprovado pelo colegiado, nesta terça-feira.
Pelo texto, a biblioteca deverá ter coleções de livros, materiais videográficos e documentos para consulta, pesquisa, leitura ou estudo. O projeto estabelece ainda que deverá haver pelo menos um título para cada aluno matriculado.
A medida é de relevante importância, uma vez que, o nosso País tem uma biblioteca pública para cada 33 mil habitantes, enquanto a Argentina, por exemplo, tem uma biblioteca para cada 17 mil habitantes, como assegura o relator do PL, o colega senador Cristovam Buarque.
Espero, ardentemente, que esse projeto, uma vez transformado em lei, não fique no papel. Para que isso aconteça é necessário incentivar professores e alunos à prática da leitura. Hoje, segundo pesquisa do Ibope, o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Nos Estados Unidos e na França, a média é de 10 livros anuais. Também é inegável a falta de bibilitoecas, o que também explica o desapego aos livros.
Caso não haja apresentação de recurso para que o projeto seja aprecidado pelo Plenário, a proposta já seguirá para sanção presidencial.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário