quinta-feira, 4 de junho de 2009

Salas especiais de votação para idosos e pessoas com deficiência facilitará exercício da cidadania.

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta do projeto de lei (PLS 383/08), de minha autoria, que determina a criação de sala especial de votação para os eleitores idosos, com deficiência ou necessidades especiais. O objetivo do PLS, que altera o Código Eleitoral (Lei 4.737/65), é o de facilitar o exercício do voto a essa significativa parcela da população.

Nas eleições municipais, realizadas em outubro passado, idosos e pessoas com deficiência enfrentaram dificuldades de toda ordem, no momento de exercer sua soberania popular: imensas filas, locais de votação de difícil acesso, atendimento eleitoral inadequado, dentre outros obstáculos.

Com a realização de eleições a cada dois anos, o sofrimento dessas pessoas é constante. E em razão dessas dificuldades, muitos preferem justificar a ausência aos locais de votação. Com a criação de salas especiais de votação, esses dois segmentos sociais poderão exercer sua cidadania com o merecido conforto.

Um comentário:

  1. De extrema necessidade a criação de salas especiais para estes eleitores diferenciados.Parabens Senador pela brilhante iniciativa de criar este projeto de lei que será de grande valia aos idosos e portadores de necessidades especiais. Meus cumprimentos.

    ResponderExcluir