terça-feira, 4 de agosto de 2009

Trabalhador poderá ter direito de escolher em qual banco receberá salário

O trabalhador privado, servidor público, aposentado ou pensionista poderá ter o direito de escolher o banco e a agência em que o empregador depositará o seu salário. É o que prevê projeto de minha autoria, que será analisado, nesta quarta-feira, pela Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado.

A proposta, que recebeu parecer favorável, já foi aprovada em turno único. A liberdade para escolher o banco em que quer receber seu salário é um direito do trabalhador. A nossa Constituição concede uma série de direitos ao trabalhador, como por exemplo, o de associar-se ou não a sindicatos ou categorias profissionais. Assim, atribuir ao empregador a escolha de uma única instituição financeira para gerenciar a folha de pagamento é uma reserva de mercado que favorece apenas os bancos. Como os empregados representam um mercado cativo, a concorrência deixa de existir, fazendo com que as instituições cobrem tarifas e juros maiores do que cobrariam se os assalariados pudessem escolher outro banco.

A liberdade na escolha do banco e da agência bancária vai facilitar a vida dos trabalhadores. O empregado poderá escolher a banco de sua conveniência, que proporcione mais ganhos e comodidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário