Pesquisa encomendada pelo Instituto Millenium, organização sem fins lucrativos, mostra que a pirataria é alimentada principalmente pela população mais abastada e de maior nível de instrução. Os dados, colhidos em 70 cidades das cinco regiões do país, apontam que quatro em cada 10 brasileiros compram produtos pirateados. Pelo levantamento, 43% das pessoas das classes A e B admitiram ter comprado algum desses artigos, no mês de julho, quando foi realizada a pesquisa. Já nas classes D e C, esse índice cai para 22%. Se os consumidores mais pobres optam por DVDs, por exemplo, os mais ricos consomem artigos como relógios e bolsas, que podem chegar a R$ 500.
Independente da condição econômica, todos têm a desculpa na ponta da língua: o preço baixo. Os produtos pirateados são mais baratos porque impostos nem direito autoral incidem sobre eles. Mas é um barato que sai caro. A reprodução proibida traz prejuízos à economia e ainda alimenta o crime organizado.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
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