sexta-feira, 20 de março de 2009

Os cidadãos podem fiscalizar contas públicas pela internet

Você já imaginou acompanhar os planos e orçamentos públicos e consultar a execução orçamentária do País? Muitos brasileiros não sabem, mas isso é possível graças ao Siga Brasil, um sistema de informações do Poder Legislativo. Ele permite a qualquer pessoa, por meio da internet, acesso amplo e facilitado a diversas bases de dados sobre planos e despesas públicas federais.

No ano passado, o Siga Brasil recebeu elogios da Organização das Nações Unidas (ONU). Na menção de louvor, é considerado modelo no uso da Internet em apoio ao trabalho dos parlamentares, assim como à promoção da transparência, fiscalização e controle social do governo.

O Siga Brasil é uma resposta à sociedade, que sempre exigiu transparência nos gastos públicos. O cidadão acompanha, por exemplo, os gastos de cada senador e este cumpre, assim, o preceito constitucional de prestar contas ao povo.
O sistema reúne os dados do SIAFI e outras bases em um único portal. Oferece uma ferramenta simples para elaboração de consultas e disponibiliza várias já prontas para facilitar o acesso às informações.

Um comentário:

  1. Senador, em tempos de crise, no Senado, essa é realmente uma boa notícia... quero acessar e fazer valer o direito da transparência...

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir