quarta-feira, 1 de abril de 2009

Comissão do Senado reconhece e aprova a profissão de DJ

Os DJs que lutam pela regulamentação da profissão podem comemorar. É que a Comissão de Educação do Senado aprovou projeto de minha autoria para proteger o trabalho desses profissionais, que embalam boates, festivais e outros eventos.

O reconhecimento da atividade passa pela própria história da discotecagem no mundo. Se, antes, a figura do DJ era a de um rapaz que entrava pela porta dos fundos e ficava em um canto do salão mexendo nos equipamentos, hoje, a história é outra. Na verdade, o DJ é um artista que precisa estar sempre atualizado, principalmente com as mudanças da tecnologia de som. Ele tem o poder de manipular as massas. É um mágico. Com a regulamentação, vamos acabar com os “pára-quedistas” e valorizar a profissão.

O projeto será examinado agora pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ele reconhece o exercício da profissão de DJ (ou Profissional de Cabine de Som) e de Produtor DJ. Abre o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho, com validade em todo o território nacional. Em conseqüência, o contrato de trabalho dos DJs terá que estabelecer, entre outros benefícios, além de remuneração condigna, a jornada de trabalho, o dia de folga semanal e os ajuste sobre viagens e deslocamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário