A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou projeto que institui o Dia Nacional do Sistema Braille. A proposta destaca a necessidade de incentivar a publicação de obras nessa linguagem. O projeto inclui, ainda, a integração da pessoa cega na sociedade e no mercado de trabalho, a difusão e orientação sobre prevenção da cegueira e sobre novas tecnologias de acessibilidade.
É muito importante quebrarmos o preconceito que cerca as pessoas cegas. Para isso, uma maior quantidade de publicações em Braille é fundamental, por ser uma forma de incluir as pessoas cegas na sociedade, trazendo lazer, cultura e conhecimento a elas. Nesse sentido, o Senado já vem, há anos, fazendo a sua parte. Já foram publicadas em Braille, entre outras, a Constituição Federal e um dicionário da Língua Portuguesa com 10 mil verbetes.
Na próxima quarta-feira, dia 15, estarei entregando, a entidades representativas de deficientes visuais exemplares do Guia Prático para Aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em Braille.
Com a prestação deste serviço, desejo colaborar com as pessoas que utilizam o Braille para ler e se comunicar à distância.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário