quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Senado aprova ações para estimular cultura de paz nas escolas
Em defesa da paz, a Comissão de Educação, do Senado, aprovou, por unanimidade, projeto do colega senador Paulo Paim (PT-RS) que define ações para estimular a cultura da paz nas escolas e em seus entornos.
Há um bom tempo, em muitas escolas brasileiras, os livros e cadernos deram lugar às armas e drogas. Uma realidade que teima em tirar o sono de pais, professores e governantes. Em todo o mundo, cerca de 1 milhão de alunos sofre, a cada dia, algum tipo de violência nas escolas. Levantamento da ong internacional Plan, divulgado em outubro do ano passado, mostra que, no Brasil, a violência é alarmante: 70% dos 12 mil estudantes ouvidos em seis estados, incluindo São Paulo, afirmaram terem sido vítima de violência escolar. Outros 84% apontaram suas escolas como violentas.
Assim, as medidas de combate à violência aprovadas pelo Senado e que vão constar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), chegarão em boa hora e ajudarão a conter a escalada de violência no ambiente escolar.
Os alunos que convivem com a violência e ameaças perdem o interesse pela escola e passam a faltar às aulas para evitar novas agressões. E mais: a falta de diálogo entre pais e professores, a desigualdade social e a ausência de apoio psicopedagógico são os fatores que mais contribuem para o surgimento da agressividade nos alunos.
Foto/Fonte: maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Digníssimo Deputado, a primeira providencia para diminuir a violencia é aprovação da lei de ensino religioso ou educação moral e cívica,sociologia,enfim não importa qual o nome e sim o conteúdo que deve ser pautado no respeito,amor ao próximo,fé e demais virtudes de um bom cristão.Todos nós brasileiros estamos e estaremos à mercê desses jovens que são a maioria da população brasileira (pobres,sem estudo,sem família,sem perspectiva de uma vida melhor)
ResponderExcluir