"Vai um DVD pirata aí, cidadão? É último lançamento". A oferta é feita em ruas e esquinas Brasil afora sem nenhum constrangimento. Responsável por movimentar RS 520 bilhões, em todo mundo, a pirataria é considerada pela Interpol o crime do século. Mas o brasileiro fecha os olhos e compra, sem pestanejar, os produtos falsificados.
Volto a esse assunto porque me preocupo com esse ataque à cidadania. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, estudo encomendado pelo Instituto Millenium, organização sem fins lucrativos, em todo o País, mostra que a pirataria é alimentada principalmente pela população mais abastada e de maior nível de instrução. Pelo levantamento, 43% das pessoas das classes A e B admitiram ter comprado algum produto falsificado, no mês de julho, quando foi realizada a pesquisa. Já nas classes D e C, esse índice cai para 22%. Se os consumidores mais pobres optam por DVDs, por exemplo, os mais ricos consomem artigos como relógios e bolsas, que podem chegar a R$ 500.
Motivos para adquirir um produto pirata não faltam: preço baixo, facilidade de se obter o produto e variedade, por exemplo, esquentam esse mercado negro. Mas deixo um motivo apenas para não comprar um produto pirata: cidadania! Vamos dizer um não à falsificação!!
Foto/Fonte: www.ump.edu.br/metro/materias.php?id=647
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário