segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rio: guerra urbana precisa acabar!


As lamentáveis cenas de selvageria urbana que tiveram como palco a linda cidade do Rio de Janeiro, no último sábado, ainda repercutem em minha mente. O confronto entre policiais e traficantes, na zona norte da capital fluminense, é a certeza de que muito ainda precisa ser feito para fortalecer o estado democrático de direito.

Infelizmente, o embate tomou conta dos noticiários internacionais e misturou-se à recente conquista brasileira de sediar as Olimpíadas de 2016. O jornal britânico "The Guardian", por exemplo, diz: "duas semanas após o Rio de Janeiro celebrar a vitória na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a cidade brasileira enfrentava uma intensa batalha em uma das maiores favelas da cidade e um helicóptero foi derrubado, matando dois policiais". Segundo o jornal, a violência foi além do que a cidade já está acostumada. Os norte-americanos "The New York Times" e "The Washington Post", e o espanhol "El País", descreveram a batalha, associando-a aos jogos olímpicos de 2016.

É angustiante ver policiais - que arriscam a vida pela segurança da sociedade - e inocentes virarem alvo da bandidagem. É inaceitável a audácia dos traficantes que abatarem um helicóptero da PM e usaram armamentos que nem mesmo nossas Forças Armadas possuem.

É preciso pulso firme para enfrentar o tráfico no Rio. É preciso coragem e ações efetivas para impedir que chefes de facções criminosas dêem ordem de dentro de presídios de segurança máxima! As famílias fluminenses não podem pagar com o sangue de seus filhos a inércia de nossos governantes!

Fonte/Foto: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário